Oracao de Sapiencia

Proferiu o ministro da Educacao e Cultura de Mocambique, a sua "Oracao de Sapiencia" que, quanto a mim, nao passsou de um grande arrolamento de ideias e sentimentos sem confirmacao cientifica.
Bem, disse ele, para a ma disposicao de todos nos, que a Universidade Eduardo Monldane tinha que priorizar cursos que ajudassem a "produzir riqueza".
1. O que e isso de produzir riqueza?
2. Como e que as engenharia, por exemplo, "produzem riqueza"?
3. Por que e que o So Ministro poe em causa as ciencias sociais em Mocambique, acusando-as de "nao produzirem riqueza?"
4. Querera o o so ministro pretender que se encha de agronomos e outro tipo de engenheiros em mocambique, bem como economistas e juristas, por forma a criar riqueza?
5.Uma pequena historia, essa contada pelo sociologo e Jornalista Filimone Meigos:
"No auge do socialismo, um destacado Ministro de Agricultura e Pescas decide visitra o Distrito de Caia e la aconselha as pessoas a criarem coelhos como forma de garantir a seguranca alimentar bem como uma forma de ganhar algum com a respectiva venda. Outra forma de "criar riqueza".
O povo aceitou. Passados tres anos, o so ministro voltou para Caia, Sofala, deparando-se logo a entrada da vila com uma "praga de coelhos". Eram muitos!
Mas o povo continuava na mesma. Pouco tinha mudado.

Pasmado, o ministro pergunta aos populares: "Porque e que voces nao comem os coelhos que com tanto sacrificio criam? Porque e que voces nao mudam de vida com a venda dos coelhos, dado que sao tantos?
O Povo, em resposta disse: criamos coelhos por orientacoes do so ministro. Para nos, o coelho e um animal lendario. Nao se cira. Se o quisermos comer, cacam-lo no mato e nunca o criamos. Este e um animal esperto que nao deve ser morto captado a partir de uma jaula. Nao tem graca".

Moral: o so ministro viu nos coelhos apenas como uma fonte da proteina animal e nao do ponto de vista social. Ignorou um estudo sociologico previo.
As ciencias Sociais estao em Pergio em Mocambique. Este perigo vem de cima. Do proprio Ministerio. Que fazer?

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