MCC DE VOLTA A MOÇAMBIQUE


Fruto de demonstrados esforços na promoção de boa-governação, melhorias significativas de políticas sectoriais e na promoção da transparência e fortalecimento institucional, a direcção do Millenium Challenge Account decidiu aprovar mais um pacote de assistência de 5 anos a Moçambique.

São americanos. O MCC é um mecanismo de assistência do Estado americano, baseado na competição entre países concorrentes. Isto significa que os países que queiram beneficiar deste mecanismo de financiamento precisam satisfazer certos critérios de elegibilidade que, comparados, caibam na posição de apuramento. E AQUI, A ESTATÍSTICA JOGA UM PAPEL FUNDAMENTAL.

MOÇAMBIQUE já beneficiou do primeiro pacote, de Julho de 2007 a Setembro de 2013 orçado em $506.9 milhões de dólares. E deste montante, o nosso país gastou até 90%, nomeadamente $447,904,512 milhões, tendo o restante regressado a América.
Não conheço ainda o montante para este quinquénio.

SIGNIFICADO POLÍTICO
Tratando-se de uma assistência americana, este sinal tem pelo menos dois significados.

Primeiro, que o estado americano endossa a governação do Presidente Filipe Nyusi, ou seja, está satisfeito com as reformas políticas e de políticas públicas bem como o compromisso deste para a com a promoção da boa-governação. Tal aparece não por acaso: os recentes pronunciamentos favoráveis do FMI e das agências de rating servem-lhe de caviar.
Segundo, significa que o nosso país está no caminho certo no que tange a gestão macroeconómica e fiscal e fiduciária.
Em última análise, quer dizer que o mandato que inicia em Janeiro, tem a bênção do mundo e com dinheiro fresco para acelerar o passo do desenvolvimento do país.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Gwaza Muthini, na forma como a conhecemos hoje é um BLUFF HISTÓRICO.

Três opiniões diferentes sobre o TSEKE