O Grande Português
No concurso da RTP Os Grandes Portugueses, Salazar foi a mais votada das personalidades em jogo, com 42% dos votos, seguido de Álvaro Cunhal, com 19%, e Aristides de Sousa Mendes, com 13%. No entanto, o concurso é desvalorizado por historiadores como José Mattoso, António Reis, António Manuel Hespanha e Fernando Rosas, entre outros, que acusaram a RTP de desinformação e manipulação num texto publicado no jornal Expresso. Por seu turno, em declarações ao Diário de Notícias, Nuno Santos, director de programas da RTP, considera que a acusação é de mau gosto e revela má-fé.
Isso é o mesmo que um dia Ngungunhana como o Grande Moçambicano! Faz-me arrepiar os cabelos.
Entre os moçambicanos, Salazar será lembrado como o grande colonialista; arquitecto e estratega dos crimeis mais hediondos contra a afirmação nacionalista do povo moçambicano. E do povo Português também.
Isso é o mesmo que um dia Ngungunhana como o Grande Moçambicano! Faz-me arrepiar os cabelos.
Entre os moçambicanos, Salazar será lembrado como o grande colonialista; arquitecto e estratega dos crimeis mais hediondos contra a afirmação nacionalista do povo moçambicano. E do povo Português também.
Comentários
O post faz um óptimo resumo do problema. Felizmente não foi conferida, desde o início, grande credibilidade ao concurso e, felizmente, só alguns ignorantes votaram (muitos dos quais sucessivas vezes).
Mas o que aconteceu não deixa de ser uma vergonha. Felizmente que a maioria (ou pelo menos espero que seja uma maioria) silenciosa que não quis saber do concurso se lembra do Salazar como um ditador, responsável pelo atrofiamento de liberdades fundamentais, pela repressão e tortura de milhares de portugueses e africanos, por uma guerra absurda que atrofiou as expectativas e o futuro de milhares de jovens dos dois continentes, pelo isolamento internacional, pela pobreza e pela ignorância, por milhões de emigrantes que fugiam à guerra e de um país que não proporcionava um futuro digno. Célebres ficaram os slogans do regime como a “pobreza sã”, o “Deus, Pátria e Família” ou do “Fado, Futebol e Fátima” responsáveis, ainda hoje, pela ignorância e por graves índices de iliteracia. Curiosamente, o slogan “do Minho a Timor” foi imaginado por alguém que, a única vez que saiu do país, foi para se reunir em Espanha com Adolf Hitler. Até nisso se compreende o seu carácter avarento, mesquinho e bolorento. Por tudo isto, há que estar atento e não desresponsabilizar o fascismo.
Um abraço!
Irra, que Hosi nos proteja e livre de tais grandes homens como estes seja o Ngungunhana, seja o Salazar. A mim também se me arrepiam os cabelos!
Por outro lado iumporta questionar: QUEM COLOCOU O SEU NOME COMO UM DOS CONCORRENTES? Ou por outra, terão os nomes surgido à toa,sem nenhum regulamento?
Os movimentos de extrema-direita estão a ganhar peso um pouco por toda a Europa e Portugal não é excepção. O concurso pode ser parvo mas o facto de ainda existir pessoas que defendem Salazar já não é assim tão parvo e é perigoso. O concurso teve o condão de nos acordar para essa triste realidade
Na verdade, também tenho me batido com essa gente nos seus próprios blogues. São os casos de Arqueofuturista Online e Máquina Zero. Outros há, menos radicais.
Portugal como a Europa inteira, precisa de lidar com esse assunto com muita seriedade e urgência!
Não se pode admitir que pessoas cujo carácter atenta às demais liberdades individuais (incluindo a de procurar melhores condições de vida) como a migração e casamento interaciais,pululem por ai e votem sozinhos em Salazar, para depois dizerem que "foi o povo".
Aliás já pensei criar um site/blog que reunisse pessoas para se manifestarem contra estes sites. A partir desse site/blog poderiam existir movimentações mais concertadas de forma a demonstrar que o que essas pessoas defendem não é nada mais do que a ditadura. Mas ainda é só uma ideia ainda tem de amadurecer.
Este é um dos problemas que me assusta pois embora demore muito tempo a crescer pode acontecer que quando despertarmos que seja tarde demais.
Ora aqui está uma questão democrática.
Alem de nao explicar.m cmo o nome dele conseguio tar na lista, n m explico como pode ter ganho!
[Viva os Tugas e as mentes 'paradas no tempo'deles]!
Parece-me que iam ter uma surpresa.