O recado de Barack Obama para Moçambique

To the people of poor nations, we pledge to work alongside you to make your farms flourish and let clean waters flow; to nourish starved bodies and feed hungry minds. And to those nations like ours that enjoy relative plenty, we say we can no longer afford indifference to suffering outside our borders; nor can we consume the world's resources without regard to effect. For the world has changed, and we must change with it.

Para as pessoas das nações pobres, nos propomos a trabalhar com você para fazer suas fazendas florescerem e deixar águas limpas correrem; para nutrir corpos famintos e alimentar mentes famintas. E para aquelas nações como a nossa que usufruem de relativa fartura, dizemos que não podemos mais mantermos a indiferença ao sofrimento fora de nossas fronteiras; nem podemos consumir os recursos do mundo sem considerar os efeitos. Pois o mundo mudou, e precisamos mudar com ele.

Ou seja...trabalho e trabalho e trabalho. Nada de ilusões.

Leia a tradução do seu discurso em português aqui.

Comentários

Anónimo disse…
E isso Egidio,

O recado esta dado.

E como

I Chire
Egidio Vaz disse…
Sim, contrariamente ao que muitos pensam, a governação de Obama será sim diferente, mas tortuosa para quem não gosta de trabalhar; para quem se habiutou a fazer corredores para chamar mais dinheiro. Há muito trabalho porse fazer para a reabilitação económica dos EUA. E este está em primeiro lugar para tio O.
Nelson disse…
"Ferados" estao os que andam na mania de "pedir", mania de culpar a todos menos a si mesmos.
kandanda disse…
Queira a sorte e toda a conjuntura sagrada que Obama tenha saúde, porque "eu acredito". Não acredito por ser descendente de homens com "cor" diferente daqueles que se auguram como "eleitos" para ter os neurónios todos alinhados para a perfeição. Acredito porque é um ser humana...que chega onde raros seres humanos chegam!Porque aqueles meandros têm sido ocupados por predadores noctivagos...que tudo fazem pela calada do conhecimento de quem os elege e dá o corpo ao manifesto!
Obama não tem magia...é disciplinado, depois de ler o que se passa à sua volta procura agir com pragmatismo sem vender ilusões! Acredito neste Homem!
Reflectindo disse…
Sempre gostei do discurso de Barack Obama, um discurso não falso. O discurso que fez mesmo nas primárias para com os afro-americanos foi muito coerente e coincide com o que o malogrado antropólogo John F. Ogbu havia concluido nos seus estudos. Viver a história algo difícil de reparar e que o melhor será projectar o futuro. Estudar, trabalhar arduamente.
Reflectindo disse…
Errata: John F. Ogbu deve-se ler John U. Ogbu.
Magus DeLirio disse…
Espero viver para ver onde tudo isto vai dar. Ao que parece Obama é muito sério. Mas todos o são no início.

Mensagens populares deste blogue

Gwaza Muthini, na forma como a conhecemos hoje é um BLUFF HISTÓRICO.

Três opiniões diferentes sobre o TSEKE