O PODER DE VOTAR EM ALGO VS O PODER DE VOTAR CONTRA ALGO

Aqui está a diferença e a essência destas eleições: desde o dia 31 de Agosto que diversos partidos vêm apresentando ao eleitorado as suas narrativas e visões sobre como se deve governar Moçambique nos próximos 5 anos. Vinte dias depois, já é possível distinguir entre aqueles que sabem porquê irão votar em algo daqueles que irão votar contra algo. E deixe-me confirmar-vos que os mais felizes são aqueles que irão votar em algum projecto concreto, em alguma ideia; aqueles que irão votar com convicção. Estes entendem os manifestos ou no mínimo sabem o que querem; o que noa querem e se revem na vida futura com o partido e candidato a quem votarão. Os infelizes são aqueles que irão votar CONTRA qualquer coisa; ou seja, aqueles que, amuados com um determinado estado de coisas, irão votar contra a tal coisa. São do tipo de cidadãos cuja cognição política é fortemente viciada pelos preconceitos, lugares-comuns, meia-verdades; enfim, aqueles que fizeram do coração e consciência a localidade do inferno. Estes, mesmo depois de votarem, continuarão amargurados, infelizes e tristes pois não votarão em algo que ao longo dos 5 anos lhes irá ser útil: votarão num candidato que, não lhes oferecendo segurança, preferirão  esse só porque estão eventualmente CONTRA o que, no seu subconsciente se apresenta como a melhor aposta. Votarão em um partido diferente só porque este ou aquele cidadão que conhecem e detestam, está associado ao partido mais sustentável.

Durante os primeiros 20 dias desta campanha existe algo que consegui captar nas falas do Presidente Nyusi. Ele sempre falou na necessidade em escolher sementes que germinam. Efectivamente ele estava a pedir para que as pessoas parassem de fazer opções que, mesmo conscientes de que não iriam “germinar”, insistiam nelas.  Politicamente ele estava a se referir na ideia do VOTO ÚTIL. Mas as falas do Presidente Nyusi cruzam com a minha ideia do poder em voto a favor de algo em que acreditamos ou no mínimo sabemos que pode dar certo versus o poder em votar contra algo.
EXISTE PODER quando a gente vota em algo que julgamos que possa DAR CERTO. NÃO EXISTE PODER quando a gente vota contra. PELO contrário, EXISTE FRAQUEZA.

Ora, olhando para a campanha, mensagens e atitudes, está evidente quem tem um programa e quer ganhar; também é possível ver que prega ódio, impaciência, ansiedade e um pentecostalismo barato, ancorado numa ideia ociosa própria de quem nunca trabalhou e por isso pensa que tudo é possível fazer num dia só.

VENCEDORES ESTÃO FOCADOS EM VENCER AO PASSO QUE PERDEDORES ESTÃO FOCADOS NO VENCEDOR, assim diz o adágio popular americano.  Não seja o último caso, pois estes são os fracassados que votam contra. Seja o vencedor; inscreva a sua vida naquilo que pode dar CERTO. Preste atenção ao seu subconsciente, à sua intuição; à historia da semente que germina.



 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Gwaza Muthini, na forma como a conhecemos hoje é um BLUFF HISTÓRICO.

Três opiniões diferentes sobre o TSEKE