Queremos uma PRM que proteja!
Essas imagens são de Aquinaldo Mandlate, Advogado Estagiário da MGA Advogados e Consultores, barbaramente espancado e baleado pela nossa Polícia da República de Moçambique na manhã de ontem, Segunda Feira, dia 02.07.07
A História é essa:
Na manhã de segunda-feira, Aquinaldo Mandlate, Advogado estagiário da MGA, quando acompanhava funcionários de um cliente (Instituição Bancária) à esquadra da Machava para serem ouvidos em auto de declarações foi barbaramente espancado pelos policias e alvejado com um tiro de raspão à cabeça. O Advogado Estagiário encontra-se na clínica especial de Maputo, livre de perigo, porém em estado de choque, sendo o seu estado de saúde grave.
Já não basta que a PRM desproteja os cidadão. É fundamental, acima de tudo, espancá-la, humilhá-la e, se possível, matá-la como foi desta vez, com o cidadão Aquinaldo Mandlate, que recebera um tiro na cabeça.
Há um mês, mais um cidadão foi baleado por ter sido encontrado a urinar na via pública. Ha três meses um cidadão, funcionário do Ministério da Saúde foi mortalmente baleado na Costa do Sol, quando foi confundido com "um perigoso cadastrado". Já não falo em supostas "balas perdidas" da PRM que já mutilaram milhares de cidadãos em pleno dia bem como na calada da noite.
Aquinaldo Mandlate já não. Foi massacrado em plena Esquadra da Polícia, lá onde se supunha ser o lugar mais seguro; onde todos nós deveriamos acorrer quando aflitos! Independentemente das causas que poderiam estar na origem da quelera, acho que os polícias precisam de desarmar.
Comentários
Sr. Pacheco ja basta, pare com isso...
Egidio qual é a versão da policia?
Um abraço
fiquei tão chocada e revoltada com esta notícia ...
beijinhos
AA
-O primeiro, da matola diz que o Polícia que o "embalou" entregara antes a arma ao colega antes de se dirigir ao advogado.
-O segundo, diz que os Polícias confundiram o advogados com um recluso que estava em fuga...Atentem nas palavras "confundiram". Quantos cidadãos não são mortos pela polícia por serem confundidos?
a primeira pergunta que me apareceu foi esta: Ate hoje a lei mocambicana permite tortura a cidadaos nas esquadras? Eu nao tenho informacoes, quem saber pode responder!
Sergio vip
Veja-se a situacão que se vive. polícia, advogado, bandidos a se matarem frequentemente. Os linchamentos incontáveis.
Tempo de reflexão. Como se desenvolveu tudo isto? Há alguma coisa que não está bem. Não sei o quê é e se especulo é de mim para mim.
Mocambique está muito mal e urge tomada de posicão de mocambicanos para inverter a situacão.
AA
Alguém pode me dizer o contrário?
Pessoalmente, prefiro "conversar" com os bandidos do que discutir com o Polícia. Aliás, em Moçambique, um Polícia em serviço é chefe. Sim, isso mesmo, CHEFE. Quando te interpela, apenas tem que obedecê-lo, mesmo que esteja errado. É proibido discutir com o chefe, diz a sabedoria popular, cá entre nós.Mas eu sei que o Polícia não é chefe nenhum, muito menos "AUTORIDADE", outro cognome com o qual se identificam. Portanto, está implícita a ideia de que se é AUTORIDADE, ele pode mandar e desmandar.
Que quer mais?
Parece-me, 32 anos depois, que a sina, será num crescendo, porque o verdadeiro mal, vem de dentro do próprio sistema, que por todos os meios, vai querer manter as rédeas do poder absoluto.
(de moçambique, ficou-me pouco mais que o nome )
ùta rungula kaya.
Já alguma vez passou por um arbusto, ao longo de um trilho, em plena mata temida?
E o que fazes (ou fez)quando ouve(ouvisse) algum barulho?(toca ou tocaste a correr.
E depois de uma distância certificas-te que afinal tratava-se de uma lagartixa!
Abracos
AA
O Oscar Monteiro é um dos culpados por este Pais estar assim.
Que nao se queixe!
Ele defendeu com o regime de samora, o autoritarismo, repressao social politica e economica.
estamos a pagar a factura da nao liberdade dos cidadaos apos a independencia.